“MACACOS” chega à Fortaleza em novembro com única apresentação no Cineteatro São Luiz
“MACACOS” é um espetáculo sobre a estruturação do racismo e do apagamento das memórias e ancestralidades negras que estão enraizadas neste país. A obra, criada e protagonizada pelo premiado Cleyton Nascimento, chega à Fortaleza em única apresentação, dia 24 de novembro, como peça integrante da Série Cênica Especial no Cineteatro São Luiz, que tem patrocínio do Itaú Cultural por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet.
Depois de conquistar importantes prêmios de Melhor Ator como o Shell, APCA e APTR, além de ser chamado de “fenômeno” por Fernanda Montenegro, o aclamado Clayton Nascimento já circulou o Brasil e chegou ao Chile, EUA, Holanda, Rússia, Uruguai e Portugal, com o acontecimento teatral chamado “MACACOS”, que começou a ser desenvolvido em 2015 e virou livro, publicado pela editora Cobogó.
A peça
O preconceito contra os povos pretos é abordado em cena a partir do relato de um homem-negro que busca respostas para o racismo que rodeia seu cotidiano e a história de sua comunidade, a fim de refletir sobre a palavra mais usada como xingamento ao povo negro no mundo, “macaco”. A peça se desenrola num fluxo de pensamentos, desabafos e elucidações que surgem em cena, pautados na história do Brasil e em situações vividas por grandes artistas negros, de Elza Soares a Machado de Assis, até alcançar relatos e estatísticas de jovens presos e executados pela polícia.
Clayton Nascimento
Clayton Nascimento é um renomado ator, dramaturgo, diretor e professor brasileiro. Vencedor dos prêmios APCA e Shell de Teatro como Melhor Ator em 2023, é o quarto ator negro mais jovem a receber esse reconhecimento no Brasil. Além disso, Clayton é professor de graduação do Teatro Escola Célia Helena e está prestes a se tornar Mestre pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Em suas diversas produções, Clayton se mostrou talentoso como diretor, autor e intérprete, com peças premiadas e indicadas em diversos prêmios. Na TV, ele participou da série Carcereiros, Selvagem, Dois Tempos (Disney Plus), A Caverna de Petra (Globoplay) e As Five (Rede Globo). Atualmente, o ator vive seu primeiro personagem em uma novela da televisão brasileiro, na Rede Globo. Além disso, Clayton também atua como preparador de elenco em outras séries e filmes.
“MACACOS” é uma peça convidada a integrar a Série Cênica Especial no Cineteatro São Luiz, que tem patrocínio do Itaú Cultural por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet.
Ficha técnica e artística:
Interpretação, Direção e Dramaturgia: Clayton Nascimento
Direção Técnica e Iluminação: Danielle Meireles
Direção de Movimento: Aninha Miranda Spier
Operação de Luz: Cyntia Monteiro
Participação Especial: Terezinha de Jesus
Produção: Cia do Sal | Luanda Maciel
Distribuição: Cia do Sal
Observações:
Ocupação dos assentos com lugar marcado.
Tem direito ao benefício da meia-entrada: estudantes, idosos (pessoas com mais de 60 anos), crianças entre 03 e 12 anos, pessoas com deficiência e seu acompanhante, professores da Rede Pública de Ensino de Fortaleza, jovens pertencentes a famílias de baixa renda com idade entre 15 e 29 anos e doadores regulares de sangue. Em todos os casos é necessária a apresentação do(s) documento(s) comprobatório(s) e do documento de identificação com foto.
Funcionamento da bilheteria física do Cineteatro São Luiz: de terça a sexta, das 9h30 às 18h, e, aos sábados, das 9h30 às 17h. Aos domingos, 2h antes do evento até o horário de início da atração.