Samuel Rocha é compositor e instrumentista formado em música pela Universidade Estadual do Ceará, que tem se destacado na cena musical cearense pela sua dedicação ao violão de sete cordas, além da produção cultural de seus projetos. Sob influência do choro e da música regional, desde os quinze anos de idade, vem consolidando o seu trabalho fortalecendo este segmento.
Dos dedilhados dos bordões do violão sete cordas, Samuel Rocha apresenta o Show Bordando o Sete,uma linda apresentação com suas composições, trazendo uma sonoridade peculiar pela sua forma de interpretar as vertentes do violão 7 cordas, passeando por diversos gêneros como choro, baião, xote, maxixe, salsa e frevo, mantendo a raiz da tradição e vivacidade chorística com um toque moderno inspirado nos mestres Tarcísio Sardinha, Dino 7 cordas, Rafael Rabelo, Arismar do Espírito Santo e Dominguinhos. Assim, transita entre a tradição e o contemporâneo, combinando timbres e sonoridades durante o show.
Com suas composições, Samuel Rocha ficou em 1o lugar com a composição “Assovio do Tiê” no Festival Casa do Gilson em Belém do Pará. Finalista do Festival da Rádio MEC 2021 de melhor composição instrumental. Finalista do eFestival categoria instrumental em 2022. No Festival de composição de Pelotas ficou em 2o lugar com a composição “Anjo Boêmio” que fez em parceria com Luiz Moraes. Ficou em terceiro lugar no prêmio de música instrumental da Rádio Universitária (FM 107,
9) em 2011 com a música “Influência”. Premiado na 2a edição do prêmio Cultura Viva, idealizado pelo Ministério da Cultura. Já “Baião para Suzana”, compõe a trilha sonora do curta-metragem “Bumba meu peixe”, produzido pela Associação Mundo Animado das Artes AMANDA (CE).
Suas composições podem ser ouvidas no álbum do Grupo Murmurando e no seu primeiro álbum autoral
Bordando o Sete.